CMI INTERSER - A Face Humana da Negociação

Workshops

Theory and Tools
of the Harvard
Negotiation Project

REALIZADO NO HARVARD
FACULTY CLUB, CAMBRIDGE

Alguma vez você já pensou na relação que existe entre negociar bem e o seu crescimento pessoal?

"Vim buscar conhecimentos para negociar melhor, impor meus termos, privilegiar só meus interesses, todo referido a meu mundo econômico e de trabalho. Parto com uma lição magistral. Volto com ferramentas poderosas de crescimento pessoal. Aprendi a negociar no dia a dia dos negócios, da família, de minhas amizades, aprendi a negociar primeiro comigo mesmo. Serei um grande negociador no futuro. Muitíssimo obrigado." Carlos Felipe Montero (Chile) Constructora San Felipe SA, Gerente Administração e Finanças.

Nunca considerou que estamos no momento de olhar a negociação e as relações de maneira diferente?

Uma experiência fenomenal desde o primeiro minuto. Que conceito equivocado eu tinha de negociação e relações antes de fazer este workshop. Que maravilha descobrir que todos podem ganhar na negociação, somente é preciso observar, escutar e atuar. O modelo é aplicável em toda nossa vida. Gaspar Bibiloni (Puerto Rico) Ecoeléctrica, Gerente de Sistemas.

O que você acha de passar uma semana inesquecível que te deixa uma marca impactante e te oferece ferramentas poderosas para seguir a diante?

O que gostei mais desta experiência é que não foi apenas um workshop de negociação e sim uma vivência muito completa e integral na qual compartilhei experiências e depoimentos com gente de backgrounds, países e idades diferentes. Foi muito enriquecedor. O método é extraordinário e os expositores, todos sem exceção de qualidade A1...Era muito difícil ficar entediado. O workshop te surpreende permanentemente, seja com alguma dinâmica muito espirituosa ou exemplos didáticos que esclarecem muito o sentido do método. Italo Tapia Huertas (Perú) Acruta & Tapia Ingenieros S.A.C.

"Workshops de Negociação nas instalações da Universidade de Harvard"

O workshop Teoria e Ferramentas do Projeto de Negociação de Harvard é oferecido quatro vezes ao ano, em Cambridge (EUA), no Harvard Faculty Club.

Propósitos

A finalidade do workshop é ajudar os participantes a aumentarem a sua habilidade individual como negociadores, focando particularmente na gestão de situações onde tanto os lucros quanto as relações são importantes. O Workshop permite que os participantes conheçam seu estilo pessoal e explorem quais técnicas podem ser eficazes ou não no momento de negociar, mostrando como aplicar estas ferramentas e a habilidade negociadora adquirida de forma prática em situações futuras.

Compartilhar

O método analítico e operacional e as ferramentas para preparar, conduzir e avaliar processos de negociação foram desenvolvidos através do Projeto de Negociação de Harvard pelo Prof. Roger Fisher e seus colegas. A filosofia pedagógica e a premissa de trabalho, é que os participantes não são alunos no tema de negociação, mas sim negociadores com diversas experiências ricas e práticas que exercitam diariamente, bem como problemas desafiantes e complexos de persuasão e influência.

Estrutura

Uma parte do workshop é dedicada a aulas teóricas cujo propósito é compartilhar com os participantes o Modelo de Negociação de Harvard e seus desenvolvimentos mais recentes, bem como sua aplicação no mundo real. Outra parte do Programa estará dirigida ao estudo de casos -em diversos contextos, que serão analisados coletivamente- que permite a experimentação do modelo e sua aplicação em uma situação de baixo risco.

Esquema Temático

Como medimos o sucesso na negociação? Preparando-se para negociar; Guias estratégicos de negociação; Lidando com negociadores difíceis; Como realizar uma distribuição justa; Otimização do valor da negociação; Percepções subjetivas: como entender e ajudar a entender; Um enfoque sistêmico para influenciar; Como desenvolver boas relações de trabalho; O poder na negociação; Conversas difíceis: uma gestão assertiva; Mediação; Novos líderes para um novo mundo; Para além da Metodologia de Harvard.

Idioma

O workshop é ministrado em espanhol e, nas apresentações dos professores de idioma inglês, conta com a tradução simultânea para o espanhol. Os materiais são entregues, em espanhol ou português, conforme preferência individual.

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Teoria e Ferramentas
do Projeto de Negociação
de Harvard

Um redutor de complexidade para preparar, conduzir e avaliar suas negociações.
Acha importante contar com um modelo que te ajude a organizar as idéias na hora de preparar, conduzir e avaliar as suas negociações?

As ferramentas aprendidas no workshop são extremamente poderosas para gerar uma estrutura lógica de apoio, para analisar, entender e conduzir negociações eficazes e acordos de longo prazo, em qualquer âmbito. Antonio Morales, Gerente Corporativo RRHH Grupo PAF.

Você acha que é importante contar com habilidade e ferramentas para construir relações de longo prazo?

Saio com uma ferramenta muito potente e fácil de entender, que me permitirá ter melhor gestão das minhas relações e atingir objetivos pessoais e de trabalho. Elvira Castro. Gerente de Procesos e Desenvolvimento Organizacional Scotiabank.

Valoriza ferramentas de negociação práticas e de aplicação em todos os contextos?

Muito obrigada pelo curso. Foi amplamente acima de minhas expectativas. Acredito que o melhor é que está ligado com a realidade e é amplamente aplicável desde o primeiro dia até o último. Muito interessante, dinâmico e divertido. Marcos Villanueva – Relationship Manager.JuliusBaer.

O modelo e as ferramentas apresentadas e praticadas neste workshop vão além dos conteúdos sobre negociação e focam na gestão de um processo.

São apresentados os desenvolvimentos do Projeto de Negociação da Universidade de Harvard, negociação baseada em princípios, e a experiência de reconhecidos negociadores dos mais diversos âmbitos em todo mundo. Desta maneira, o presente programa captura as melhores práticas identificadas ao longo a mais de 20 anos de especialização no tema.

O impacto de seu enfoque pedagógico se dá pela experiência adquirida ao longo de diversos anos dedicados a treinar a milhares de empresários, executivos, dirigentes, profissionais, líderes e negociadores em todo mundo. É por isso que as ideias apresentadas constituem um suporte e instrumento fundamental para negociar, resolver conflitos e construir relações de longo prazo.

Benefícios do Workshop:
  • Organizar ideias e sistematizar a forma de preparar, conduzir e avaliar processos complexos de negociação.
  • Desenvolver habilidades de negociação.
  • Obter resultados mais eficazes e criativos em cada negociação.
  • Aumentar a capacidade de abordar e resolver conflitos, criando valor a partir das diferenças.
  • Trabalhar em equipe na preparação e condução de suas negociações.
  • Ser assertivo perante negociadores difíceis.
  • Construir relações de longo prazo.
  • Extrair aprendizados a partir de cada negociação.
  • Apresentações por parte do ministrante.
  • Exercícios e dinâmicas interativas.
  • Negociação de cases específicos.
  • Revisão coletiva de cases.
  • Análise de vídeos.
Programa:
Dia 1
  • Introdução e propósitos do workshop.
  • Case: Exercício de fixação de preços.
  • Como medidos o sucesso de uma negociação?
  • Elementos chave do processo de negociação.
  • Case: Negociando o contrato de serviços.
  • Preparação estruturada.
  • Negociação um a um.
Dia 2
  • Sessão de perguntas e respostas.
  • Como atingir o sucesso em uma negociação: Recomendações práticas e regras de bom senso.
  • Sistemas ou estilos de negociadores.
  • Tratando com negociadores difíceis.
  • Case: Negociando a Disputa de Sócios
  • Preparação estruturada.
  • Negociação (dois a dois).
  • Relações de Trabalho.
  • O verdadeiro poder de uma negociação.
Dia 3 (opcional):
  • Preparação para Negociações Reais

Duas jornadas de trabalho (16 horas de workshop).

Ferramenta virtual de preparação para negociação.

Medição posterior de resultados.

Grupo máximo de 30 participantes

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

A Face Humana
da Negociação

Os bons negociadores têm método. Os mestres ainda lidam com a cara humana da negociação.
Você gostaria de conhecer mais a respeito de suas próprias habilidades para negociar?

Uma experiência inesquecível. Agora me conheço melhor, conheço melhor meus recursos para construir relações e conto com valiosas ferramentas para persuadir. Anônimo.

Você acredita na aprendizagem pela experiência?

Um workshop como deve ser: Muita prática. Aprender fazendo. Anónimo

Você gostaria de descobrir seu estilo de negociador?

Saio muito feliz do curso, me serviu muito a prática e me ver negociando. Muito recomendável. Anónimo

  • A forma com que nos comunicamos, nossa capacidade para compreender os outros e nos fazer entender com clareza, determinam em grande parte o sucesso em nossas relações significativas e o cumprimento de nossas metas e objetivos.
  • Criar uma boa relação interpessoal, onde a confiança e a credibilidade são um denominador comum é básico para persuadir e influenciar os outros com integridade.
  • O objetivo geral do workshop é aprofundar os novos desenvolvimentos da Metodologia, especialmente no terreno da comunicação e dos relacionamentos e suas repercussões sobre os demais elementos do sistema.
  • Os participantes terão a oportunidade de conhecer e praticar com as contribuições que as novas ciências de comportamento têm feito ao campo das negociações, a resolução conjunta de problemas, a liderança e a capacidade de persuasão.
Benefícios do workshop:
  • Identificar a maestria e habilidades dos grandes negociadores e as chaves para gerir a negociação da mudança
  • Desenvolver a capacidade de observar e identificar os sinais e variáveis do comportamento
  • Explorar e conhecer as bases de nossas diferenças.
  • Praticar técnicas para "colocar-se no lugar do outro"
  • Desenvolver sua habilidade de fazer boas perguntas e explorar o "mapa mental" com o qual nosso interlocutor trabalha.
  • Conhecer os diferentes estilos das pessoas em perceber a realidade e as situações em que se encontram.
  • Desenvolver a flexibilidade para apresentar ideias em função do perfil do interlocutor.
  • Conhecer as chaves para gerar um clima de credibilidade e confiança.
Metodologia
  • Apresentações
  • Exercícios práticos e dinâmicas
  • Revisões em grupo
  • Filmagem dos participantes
  • Revisão das filmagens
Programa:
Dia 1
  • Introdução e Objetivos
  • Revisão e Análise do Modelo (HNP)
  • Habilidades de um Bom Negociador
  • O Papel do Observador
  • Os MetaProgramas
  • Conexão e parceria entre as partes
Dia 2
  • Percepções Subjetivas
  • O Metamodelo Linguístico
  • Inversão de Papéis
  • Um Modelo Congruente

Duas jornadas de trabalho (16 horas de workshop)

Grupo máximo 24 participantes

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Conversas
Difíceis

Como transformar uma conversa difícil em uma conversa produtiva
Acredita na importância de conhecer-se mais e contar com recursos para conhecer melhor o outro na hora de se envolver em conversas difíceis?

MUITO BOM, imprescindível para melhorar a qualidade de vida. INCRÍVEIS as descobertas que traz, as surpresas que recebi. Como consequência conseguirá te conhecer substancialmente mais e às pessoas próximas também, conseguindo assim um relacionamento substancialmente mais fácil e, em conseqüência, MUITO BEM-ESTAR!! Ing. Raúl Temesio.

Já pensou em quantas conversas difíceis terminaram mal por não ter contado com habilidades para encará-las?

Oferece uma ferramenta para o trabalho e para a vida. Muito útil para aplicação nas conversas difíceis que temos habitualmente com superiores, pares, subalternos e também em relações pessoas. Muito bom. Saio com muitas coisas boas para poder aplicar na minha vida, tanto pessoal como de trabalho. Saio aprendendo a escutar melhor e perguntar mais. Muito obrigado!! Ricardo Señorano – Vendedor.

Sabia que existem modelos e ferramentas para abordar e vivenciar conversas difíceis?

Curso prático, dinâmico e interativo. Cumpriu e superou as expectativas. Te traz ferramentas com exemplos da vida cotidiana e é simples de entender como levar a prática. Patricia Rodríguez

Mais comum do que o desejável, em casa, no trabalho e na rua enfrentamos situações complexas de resolver. Pedir um aumento de salário, terminar uma relação, despedir um empregado, enfrentar uma conduta desrespeitosa, pedir desculpas, dizer ao vizinho que o latido constante de seu cão é insuportável podem ser exemplos de temas que são difíceis de tratar.

As conversas difíceis são parte de nossa vida e sempre serão um desafio. Algumas podem se evitadas em prol de um bem maior; outras não terão outro remédio senão o enfrentamento.

O modelo desenvolvido por Bruce Patton, Doug Stone e Sheila Heen (membros do Projeto de Negociação de Harvard) e enriquecido com contribuições das novas ciências de comportamento oferece um marco prático e inovador desenhado para oferecer às pessoas e as organizações novas ferramentas para desenvolver suas habilidades de comunicação, para resolver melhor suas conversas mais difíceis de forma efetiva e eficiente, e assim as transformando as situações problemáticas em conversas produtivas para todas as partes.

Benefícios do workshop:
  • Um modelo simples para entender o processo e a dinâmica interna das conversações difíceis.
  • Ferramentas práticas e de fácil aplicação no cotidiano para reduzir a frequencia e a intensidade de suas conversas difíceis, e o temor e a ansiedade que elas geram.
  • Novos recursos para transformar as conversas difíceis em conversas produtivas.
Programa:
  • Conversas difíceis e conversas produtivas.
  • Os três níveis de toda conversa difícil.
  • A conversa sobre o que passou.
    • Percepções Subjetivas
    • Culpa vs. Contribuição.
    • Intenção vs. Impacto.
    • Recomendações gerais.
  • A conversa das emoções.
    • Emoções autênticas e máscaras.
    • Como administrar adequadamente minhas emoções.
    • Recomendações gerais.
  • A conversa de identidade
    • Crenças e valores.
    • Como recuperar a flexibilidade e a estabilidade.
    • Recomendações gerais.
Metodologia:
  • Apresentações
  • Dinâmicas e análises de cases
  • Durante o workshop cada participante poderá trabalhar em um caso próprio, de forma particular, aplicando as ideias apresentadas durante a atividade.

Duas jornadas de trabalho (16 horas de workshop)

Grupo máximo24 participantes

Dirigido a profissionais de todas as disciplinas, diretores, gerentes, diretores de departamentos, área ou unidades, lideranças médias, etc. Tem sido usado por escolas de negócios em todas partes do mundo, bem como por especialistas em resolução de conflitos e terapeutas familiares.

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Apresentações
Orais Eficazes

A arte e a magia da eloquência ocultam uma lógica: a estrutura da eloquência.
A ansiedade atrapalha o seu preparo quando é necessário fazer apresentações orais?

É um workshop super recomendável e aproveitável. Muito boas as apresentações e recomendações para o futuro. Levo muitas dicas para aplicar nas próximas apresentações e poder seguir aprendendo a controlar os nervos em certas situações, etc. Gustavo González – Coordenador da Prepago..

Sentes que precisa desenvolver suas habilidades e competências para fazer boas apresentações?

Um workshop muito útil; me permitiu analisar e receber feedback sobre uma competência muito útil que é apresentar-se bem em público. O melhor do curso foi aprender uma estrutura para otimizar as apresentações e a prática de apresentar. Victoria Hourcade – Analista de Planejamento Comercial.

Você gostaria de contar com um modelo estruturado e ferramentas práticas para organizar e realizar apresentações orais eficazes?

Dinâmico, prático, com amplo conteúdo, feedback claro, ferramentas aplicáveis no trabalho diário, ferramentas para fazer auto avaliações. Selene Vega – Coordenador de Logística - Pepsico.
O importante é planejar, gerir o tempo estipulado, para além do conhecimento do tema que tenha. Obrigado pelos conceitos e a estrutura para poder planejar, dar e avaliar uma apresentação oral. Ana Valeria Coto – Coordenadora de Canais Eletrônicos.

A habilidade conversacional é cada vez mais uma competência essencial para facilitar o desempenho em organizações de qualquer tipo (comerciais, políticas, sociais, entre outras).

Nem todos contamos com a capacidade natural de conversar de maneira eficaz. No entanto, saber falar em público é uma destreza que podemos aprender e desenvolver.

Para apresentar um excelente relatório a uma junta diretiva; explicar de maneira interessante um tema, produto ou serviço a nossos clientes; ou dar uma palestra divertida é necessário conhecer os modelos teóricos e as técnicas de expressão oral que lhe ajudem a conseguir uma apresentação envolvente, mantendo a sua audiência motivada.

Apresentações Orais Eficazes é um workshop que se diferencia por seu grande conteúdo prático. Através de um coaching personalizado, os participantes melhoram suas apresentações e desenvolvem habilidades, percebendo as mudanças durante o workshop.

Ao finalizar o workshop cada participante recebe um "monitor de autoavaliação" que condensa os conteúdos teóricos expostos no mesmo, permitindo um diagnóstico correto sobre a apresentação realizada. Desta forma consegue-se um marco de referência para avaliar apresentações atuais e preparar-se para situações futuras.

Benefícios do workshop:
  • Diagnosticar os erros comuns que cometemos.
  • Incorporar ferramentas de planejamento e estruturação de apresentações.
  • Determinar suas forças e desenvolver suas habilidades e destrezas.
  • Melhorar seu autocontrole e o controle sobre as variáveis inerentes a todas apresentações (perguntas, interrupções, pessoas difíceis).
  • Aprender de forma personalizada pela própria experiência e receber um feedback grupal útil.
Metodologia
  • Apresentações teóricas breves pelo ministrante.
  • Exercícios práticos (role playing com filmagem) que permitem um diagnóstico refinado e uma reflexão produtiva.
Programa:
  • Introdução
  • Como planejar e estruturar uma apresentação.
  • Apresentações orais individuais com filmagem.
  • Gerando Método: feedback do instrutor e da audiência (participantes).
  • Análise de erros comuns e como superá-los.
  • Habilidades do apresentador
  • Como começar a apresentação: sete formas de captar a atenção
  • Desenvolvimento de habilidades de apresentação
  • Gestão de autocontrole: técnicas de preparação e recuperação do estado emocional ótimo.
  • Gestão de perguntas.
  • Gestão de pessoas difíceis: sabotadores, interrupções.
  • Recomendações para gestão de situações inesperadas (participação escassa ou nula, fatores de distração no público, etc).
  • Como finalizar uma apresentação: O que você quer que seu público pense e sinta quando sair.
  • Como avaliar uma apresentação.

Duas jornadas de trabalho (16 horas de workshop)

Grupo máximo: 24 participantes

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Negociando
Consigo Mesmo

A gestão do tempo. Descobrindo e negociando com as bases ocultas de uma escassez inventada.
Busca ferramentas práticas para fazer mudanças na forma que administra o seu dia a dia?

Simples, dinâmico, útil, prático, divertido. Simples não por ser superficial, mas porque se nota um grande domínio do tema. Orientado para a ação, a mudança.. Pablo Etcheverry – Gerente Geral. DIRECTV

Não será que a forma com que você gerencia seu tempo obedece a causas invisíveis de uma escassez inventada?

Curso perfeitamente armado e muito interessante que permite refletir sobre como fazemos as coisas identificando as causas e oferecendo clareza e confiança para mudar o que se quer mudar. Ignacio Labat – Gerente Administração e Finanças.

Não será o momento de organizar a sua cabeça e tomar decisões que redefinam os rumos da sua vida?

Uma viagem para compreender as alavancas que moves e gerar as decisões em relação ao meu tempo. Permitiu-me visualizar ações que posso fazer e me animou a reconhecer que tenho que tomar uma decisão. Permitiu-me também me pôr na pele de minha equipe e pares e compreender minha liderança eficaz ou não para eles. Obrigado! Excelentes profissionais. Mariana Machado – Gerente Customer Experience

Nos tempos atuais, não é incomum escutar frases do tipo: "o tempo não me acompanha", "tenho dificuldades para priorizar", "me custa tomar decisões", "não posso delegar", "vivo postergando", "tenho uma quantidade de assuntos não concluídos ou pendentes"; "com frequência não posso cumprir com todos meus compromissos", "às vezes me sinto culpado…"

Tais manifestações são expressão das dificuldades que passam as pessoas para administrar seu tempo. A gerência inadequada do tempo segue sendo até o dia de hoje um fator crucial na vida de pessoas e organizações. Frequentemente a falta de um correto diagnóstico dá lugar a aplicação de receitas destinadas a dar, eventualmente, boas soluções, a um problema mal proposto. O resultado disso é que os sintomas permanecem e o problema se perpetua.

O presente workshop está desenhado para oferecer ao participante elementos que lhe permitam fazer um correto diagnóstico do problema, através de um maior autoconhecimento. Disponibilizando ferramentas para conseguir a mudança necessária para que se pratique um uso eficiente do tempo.

Benefícios do workshop:
  • Identificar as variáveis ocultas que determinam a gestão que fazemos do tempo
  • Oferecer modelos e ferramentas para atingir um melhor controle sobre essas variáveis.
  • Proporcionar as bases necessárias para definir um novo plano de vida.
Programa:
  • Apresentações breves pelo ministrante.
  • Um processo que permita a reflexão e o diagnóstico por cada participante, trabalhando de forma particular.
Dia 1
  • Introdução e Objetivos do workshop.
  • Erros comuns
  • 4 quadrantes. Um modelo de pensamento sistemático.
  • Sinais e sintomas
  • Impulsores
  • Ordens
Dia 2
  • Outros fatores de desperdício
  • Crenças e valores
  • Medos
  • O sobrecarregado e seus benefícios
  • Gestão de reuniões: os 4P
  • Ideias de ação

Duas jornadas de trabalho (16 horas de workshop)

Grupo máximo 30 participantes

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Conhece-te a
ti mesmo

"Conhece-te a ti mesmo" é a antiga sentença que figurava no átrio do templo de Apolo em Delfos.
Nunca pensou que um bom negociador é alguém capaz de conhecer bem a si mesmo?

O curso me deu um resultado totalmente enriquecedor a nível pessoal. Trataram-se temas muito interessantes que fizeram que pensasse e revisasse alguns aspectos de minha personalidade e de minhas ações. Deixa muitas portas de interesse abertas que levam a ter muita vontade de seguir a linha dos temas tratados para melhorar minha qualidade de vida. Muito bom. Gimena Urrutia - Bantotal

Te parece útil saber mais de ti mesmo antes de enfrentar tua próxima negociação?

Interessantíssimo workshop, surpreendente. Recomendo 100 %. No âmbito pessoal, me permitiu refletir numa quantidade de aspectos pessoais. Assim mesmo, também me permitiu refletir a respeito do lugar que ocupam em minha vida e o lugar que eu ocupo em várias ordens da vida. Refiro-me ao círculo familiar e de trabalho, entre outros. A aplicação destas ideias gerará uma melhor qualidade de vida para nós e para quem nos rodeiam. Florencia Cabrera - De Larrobla y Asociados.

Alguma vez considerou que as portas se abrem a partir do autoconhecimento?

O curso me pareceu muito interessante, principalmente porque pode ser aplicado à vida. Ajudou-me muito a me dar conta de minhas atitudes e das grandes mudanças que eu mesma posso conseguir. Muito obrigada. Sheila Álvarez

Santos, sábios, bem como pensadores e filósofos de todas as épocas sempre têm feito referência a esta frase, que batiza este workshop da CMI Interser, para significar o primeiro passo para o crescimento pessoal. Conhecer-nos implica em podermos nos separar de nossa subjetividade para ver-nos com um pouco de distância, como faz o pintor de vez em quando para observar como vai ficando sua obra.

Conhecer-nos permite dar-nos conta de que os padrões de comportamento que temos — ou que acostumamos pensar e sentir— são condicionamentos e esquemas, são "formas" adquiridas e então, produtos de nossas circunstâncias. Conhecer-nos abre-nos a porta a uma melhor consciência para entender, aceitar ou decidir mudar libertando-nos do passado e nos reinventando para ser um pouco mais nós mesmos.

Enquanto chegamos até a meta, cada passo que damos nos conduz a uma maior liberdade e a um maior gozo de se viver com clareza de juízo, sendo nós mesmos artífices de nossa vida. Este workshop foi criado especialmente para oferecer, através de um enfoque humanístico, novo e integrador, ferramentas que irão lhe permitir viver um aqui e agora mais pleno, seja no âmbito pessoal, familiar ou de trabalho.

Benefícios do workshop:
  • Propiciar a maturidade psicológica e o crescimento emocional e espiritual das pessoas, sabendo que uma pessoa evoluída é uma fonte inesgotável de benefícios econômicos e sociais.
  • Desenvolver a habilidade de meta posição, de auto‐observação, caminho inevitável da aprendizagem contínua, de nossa (re)programação e por tanto a chave do sucesso em longo prazo.

"Primeiro deves ser uma boa pessoa e ter forte sentido de ti mesmo. Imediatamente depois, todas as forças do mundo se convertem em ferramentas para teus propósitos." Abraham Maslow

Programa:
  • Quem está no comando?
  • Uma teoria prática da personalidade.
  • Motivação e reconhecimento: "Carinho" (economia e livre intercâmbio).
  • Enfrentando os desafios do trabalho e da vida com sucesso: posições existenciais, "eu estou bem, tu estás bem".
  • Lidando com as emoções próprias e alheias. Como diferenciar e o que fazer perante emoções autênticas e falsas.
  • Eficiência e elegância: estruturação do tempo e da vida.
  • Os jogos psicológicos: papéis de ação, mudança e consequências.
  • Saindo da armadilha: o triangulo dramático.
  • Como adivinhar o destino de pessoas e organizações: argumentos de vida e mini argumentos"
  • Argumento de vida ou plano de vida?
  • Fixando e alcançando metas em seus diferentes papéis.

Uma jornada completa.

Grupo máximo 24 participantes

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Condução de
Reuniões Eficazes

O poder do simples: os pontos-chave que fazem uma reunião produtiva.

Neste mesmo instante em que você se encontra lendo estas linhas, milhões de pessoas no mundo se encontram ocupadas participando de algum tipo de reunião.

Reuniões para negociar, informar, tomar decisões, definir planos, resolver problemas, abordar situações. Reuniões para conhecer outros, trocar ideias, discutir assuntos, motivar equipes, vender, comprar ou celebrar.

É claro que as reuniões são um canal valioso e muitas vezes necessário para a vida de companhias, governos, comunidades, etc. E a verdade é que estes investem uma porção importantíssima de seu orçamento em reuniões. É frequente que uma alta percentagem de indivíduos manifeste sua queixa com relação às reuniões. Inconclusivas, inoportunas, desordenadas, improdutivas... Estas são algumas das considerações que a gente faz com relação às reuniões que participa. Como resultado, estas terminam sendo percebidas como uma perda importante de energia e dinheiro, o qual se traduz numa considerável frustração.

Para se ter uma reunião produtiva não basta a convocar. É necessário que, quem a convoca se ocupe de definir uma série de pontos-chaves que tornem ao processo eficiente e seus resultados sejam concretos.

Benefícios do workshop:
O participante contará com modelos e ferramentas para:
  • Preparar, conduzir e obter resultados específicos de suas reuniões.
  • Atingir tudo isso através de um processo eficiente.
  • Fazer de cada reunião uma instância de aprendizagem.
Programa:
  • É necessária a reunião?
  • Antes da reunião
  • Negociar, Informar, Consultar
  • Os 4P de uma reunião eficaz
  • Modelos para organizar o processo da reunião
    • Diagnóstico e solução de problemas
    • Negociação
    • Recomendações Gerais
  • Como seguir adiante (Action Maker)
  • Aprendendo com a Experiência.

Meia jornada de trabalho

Grupo máximo 30 participantes

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Programa MAC: Negociação
para jovens

Sempre é melhor começar desde o começo. Semeando desde a juventude.
O workshop MAC tem resultados aplicáveis na vida cotidiana dos jovens?

É muito interessante, o que aprendemos é muito aplicável na vida cotidiana, no centro de estudos, no ambiente familiar e também com amigos. Por isso acho que seria bom que mais pessoas assistam este curso. Junior Morales

A única forma de ganhar é se o outro perder?

Aprendi a negociar considerando o outro. Ajudaram-me a entender como se pode conseguir uma boa negociação sem gritos nem nenhum tipo de agressão. Quero agradecer por nos dar esta oportunidade de crescer como pessoas e poder fazer deste mundo um melhor lugar para viver. Ofereçam mais workshops como este e que mais jovens o aproveitem. Carmen Egaña

Os jovens podem entender o workshop com facilidade?

É um workshop divertido, muito interativo e isso influi muito em como guardamos os conhecimentos que ensinados. É muito interessante, recomendo a todos os jovens que estejam dispostos a aprender novas coisas. Foi uma experiência positiva que em minha opinião se deve seguir realizando. Os casos para negociar me pareceram muito produtivos por estarem próximos à realidade. Muito obrigada. Paula Erserguer

Neste universo que abordamos é importante converter a instituição educativa em algo mais que o lugar onde se dêem conhecimentos, é transformar num âmbito de convivência pacífica e colaborativa, favorecendo a qualidade integral num ambiente que fomente a tolerância, a participação, a não discriminaçãoe o desenvolvimento da potencialidade criativa.

A sociedade está em permanente mudança, com uma variação vertiginosa, provocando a resistência, mas também a flexibilidade nos indivíduos.

Procura-se favorecer:
  • Respeito a todos os indivíduos
  • Valorização das diferentes culturas
  • Busca da colaboração e cooperação

No workshop se apresentam as diferentes ideias e ferramentas do modelo de Negociação de Harvard, praticando sua utilização em casos fictícios e depois refletindo a respeito de sua aplicação à realidade dos participantes.

Benefícios do workshop:
  • Dialogar no lugar de gerar conflitos
  • Utilizar habilidades para prevenir e resolver problemas de forma colaborativa.
  • Divertir-se ao ser capaz de simular situações complexas de suas próprias vidas.
  • No curto prazo, desenvolver um vocabulário e habilidades para resolver as diferenças.
  • No longo prazo, reforçar a cultura da tolerância.
Programa:
  • Conceito de negociação em contraste com violência.
  • Competência vs. Colaboração.
  • Competir, colaborar e confiar.
  • Aprender mediante experiência.
  • Compreender nossas percepções.
  • Introdução aos 7 elementos do Projeto de Negociação de Harvard.
  • Estrutura das negociações ganha-ganha.
  • Melhorar nossas alternativas antes de negociar.
  • Explorar a utilidade dos critérios de legitimidade e as alternativas para proporcionar credibilidade a nossas hipóteses.
  • Melhorar nosso poder de negociação.
  • Aprender a escolher entre varias opções criativas.
  • Como tudo isso pode me ajudar?
  • Integração de conceitos.
  • Conclusão, avaliação e encerramento.

Uma jornada de trabalho.

Grupo máximo20 participantes.

Dirigido a jovens adolescentes

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Humanware: Gestão do fator
humano nos processos de mudança

Os projetos de mudança de sucesso começaram com um potente processo de prevenção.

Humanware é um modelo de gerenciamento do fator humano desenhado para os projetos de mudança. Oferece valiosas ferramentas para a prevenção, diagnóstico e gestão de conflitos ao longo do ciclo de vida de um projeto.

Gerir a mudança implica em administrar a conversa entre as pessoas que dirigem a mudança e as que têm que pôr em prática as novas estratégias, considerando o contexto da empresa, além das conexões emocionais que são essenciais para a transformação.

Este Programa mescla em seu âmbito teórico, conceitos provenientes do Projeto de Negociação de Harvard e contribuições realizados pela CMI Interser a partir da experiência adquirida de sua participação na gestão do fator humano de numerosos projetos em reconhecidas organizações de América Latina.

Benefícios:
  • Sensibilizar, integrar e alinhar às pessoas afetadas pela mudança, preparando-as para enfrentar o processo mediante a colaboração e a cooperação.
  • Preparar os participantes com ferramentas práticas com a finalidade de manter a motivação e o compromisso dos atores significativos.
  • Melhorar suas capacidades de compreender e gerir as diferentes respostas humanas as mudanças, que lhes ajudem a suavizar os traumas esperados durante o processo
  • Explicitar as medidas do sucesso do projeto, criando uma visão compartilhada, definindo as bases para gerar um discurso único da mudança.
  • Antecipar as possíveis objeções que tendem a surgir diante de um processo de mudança e desenvolver respostas para a adequada gestão destas.
Metodologia:
  • Breves exposições teóricas.
  • Dinâmicas de grupo e exercícios vivenciais
  • Revisões
  • Análise do processo de aprendizagem da experiência
Dia 1
  • Introdução e propósitos.
  • Introdução ao conhecimento da instituição como “SISTEMA”
  • Mudança vs. Crise
  • Diferentes respostas a mudança. Entendendo a mudança e a resistência.
  • O que acontece com a mudança se a transição não acontece?
  • Curva de transição e suas etapas no processo de mudança
Dia 2
  • Como medimos o sucesso de um projeto?
  • Culpa vs. Contribuição. Como gerar sinergia em prol dos objetivos do projeto.
  • Exercício: desenvolvimento de um projeto e revisão.
  • Erros comuns nos processos de câmbio. Peculiaridades dos projetos.
  • Os alicerces do Modelo Humanware. Fatores que promovem o sucesso dos projetos de mudança.
  • Bases para o lançamento do projeto.
  • Dinâmica: Facilitação da mudança.
  • Benefícios da mudança e gestão de potenciais objeções.
  • Fechamento

Nota: o conteúdo deste workshop poderá ser ajustado de acordo às necessidades da organização contratante.

Duas jornadas de trabalho (16 horas de workshop).

Grupo máximo 30 participantes

Dirigido a integrantes da equipe do projeto e figuras significativas.

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.

Workshops

Novos Líderes para um
Novo Mundo

Sabedoria e verdades milenares para guiar e guiar-se no mundo de hoje.

O modelo e as ferramentas apresentadas e praticadas neste workshop focam-se na sabedoria e verdades milenares que ajudam a guiar e guiar-se no mundo de hoje. Convida à reflexão profunda sobre a origem do universo a partir de uma visão inovadora, sistêmica e integral, impulsionando o entendimento de nossas condutas para conseguir uma mudança de segunda ordem e assumir uma liderança responsável.

Benefícios:
  • Sensibilizar-nos diante da necessidade de assumir uma liderança diferente no mundo de hoje, em nossas empresas e em nossa vida cotidiana.
  • Reconhecer a força de nossos hábitos e o poder de nossas crenças e dar-nos conta de como incidem em nossa eficiência e em nossa qualidade de vida.
  • Desenvolver nossa capacidade de análise sistêmica e integral para resolver o conflito e o sofrimento humano em suas origens.
  • Identificar valores, habilidades e comportamentos dos novos líderes.
  • Dar-nos conta do valor da atenção plena e da readequação para conseguir uma mudança de segunda ordem.
  • Ajudar os outros a despertar e dar-se conta.
Metodologia:
  • Exercícios e dinâmicas interativas.
  • Aplicação do modelo.
  • Revisão grupal de cases
  • Apresentações do ministrante
Programa:
  • Apresentações
  • Introdução e objetivos do workshop.
  • Dinâmica: Quem somos nós?
  • Revisão: pontos de aprendizagem.
  • Apresentação: o poder de nossas crenças e hábitos
  • Dinâmica: Ganhe tudo o que pode
  • Revisão: pontos de aprendizagem.
  • Dinâmica: Habilidades dos novos líderes.
  • Revisão: pontos de aprendizagem.
  • Dinâmica em grupo: como seguir em frente. Como atingir a implantação em nossa vida cotidiana.
  • Apresentação: Metaposição e Atenção plena, as ferramentas da mudança.
  • Fechamento e entrega do livro Nuevos líderes para un nuevo mundo.

Duração: Uma jornada completa.

Grupo máximo: 24 participantes.

Vejas as fotos do evento

Mensagem enviada corretamente.

Erro inesperado. Por favor, teste novamente mais tarde.

Por favor, preencha todos os campos.