CMI INTERSER - A Face Humana da Negociação

Julio Decaro Diretor Executivo

Julio Decaro é Doutor em Medicina, graduado na Universidade da República do Uruguai com Medalha de Ouro em 1974.

Realizou estudos na Universidade de Harvard, no Instituto de Investigações Mentais (Palo Alto, Califórnia, E.U.A.) e no IPPEM (Instituto Privado de Psicologia Médica, Argentina).

Foi docente da Universidade da República e da Universidade Católica, bem como dos mais reconhecidos centros de capacitação gerencial, públicos e privados, do Uruguai.

Tem desempenhado ao longo de sua carreira diversos cargos de gerência e de direção e atualmente é Diretor Executivo da CMI Interser.

É co-autor dos livros: “Negociación 2000” e “Vivências desde o último peldaño”.

É autor dos livros: “La Cara Humana De La Negociación”, “El Día Que Desperté Dos Veces”, “La Clave No Es Entender…Es Darse Cuenta”, “Nuevos Líderes Para Un Nuevo Mundo” e “Catador de Vida”.

Tem dado cursos e assessorado tanto empresas privadas, como organizações governamentais e não governamentais, nos Estados Unidos, América Latina e Europa.

Gabriel Medina San Martín Diretor

Formou-se como contador público na Universidade de Buenos Aires. Ele estudou nos EUA, com especialização em Negociação e Mediação na Universidade de Harvard, na Universidade de Pepperdine e na Associação Americana de Arbitragem, entre outros.

Ele tem dado palestras, seminários e atuou como professor de negociação em mestrados de universidades, tais como: Anahuac (México); Católica (Bolívia); San Carlos (Guatemala); Siglo21 (Córdoba, Argentina), Francisco de Vitoria (Espanha), e Universidade de Barcelona. Foi professor de negociação no Mestrado em Administração de Empresas IDEA (Argentina) e Negociação e Mediação da Universidade Católica Argentina (UCA).

Como consultor CMI Interser, trabalhou nos EUA, Canadá, Espanha e dezessete países da América Latina, desenvolvendo trabalhos de consultoria em negociação, facilitação de negociações complexas, coaching executivo e cursos de ensino, workshops e conferências sobre a negociação, gestão de relações significativas e resolução de conflitos. Uma das áreas que adquiriu grande experiência foi na concepção e facilitação de processos de negociações multipartidárias complexos.

Alguns dos trabalhos não confidenciais feitos foram para clientes como: AACREA; Abbott; Accenture; BID; Bell South; Cargill; Cemex; Deutsche Bank; General Mills; IBM; Kimberly Clark; L’Oreal; Mastercard; Novartis ; Pepsico; Price Waterhouse; Peugeot; Ron Santa Teresa; SAP; Syngenta; Telecom; Verizon; Walmart.

É responsável pela direção geral e faz parte do corpo de professores do workshop de negociação, organizado pela CMI Interser, e desenvolvido na Universidade de Harvard (Cambridge, EUA) desde 1995.

Gonzalo Robaina Diretor

Psicólogo graduado na Universidade Católica do Uruguai. Realizou sua especialização em Psicologia Laboral na mesma universidade. Adquiriu sua formação em negociação nos EUA (com a CMI, na Universidade de Harvard). Logo após realizou a formação de instrutores em negociação da CMI International Group (Cambridge, EUA).

Desenvolveu trabalhos de qualificação e consultoria em mais de 17 países da América Latina, os EUA e a Europa, para organizações diversas entre as quais se encontram Coca Cola, Samsung, Ford, SAP, Verizon, Maersk, Deutsche Bank, Banco Santander, IBM, L’Oreal, Shell, Lloyd’s TSB Bank, Banco JP Morgan, Pemex, ABN Amro Bank, Nextel, BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), RCI, Bank Boston, BBVA, Forças Multinacionais de Paz da ONU, Telecom, Telefónica, Governo de México, McDonald’s entre muitas outras.

Ministrou diversas palestras e conferencias em temas relativos a gestão da negociação e das relações humanas no âmbito das organizações em distintas universidades do continente americano. Também foi professor da Universidade da República do Uruguai e de diversos centros de capacitação empresarial da América Latina.

Faz parte da equipe de professores que conduz os Workshops de Negociação que a CMI Interser organiza e realiza na Universidade de Harvard (EUA), com a participação de professores como Bruce Patton, Brian Mandell, Michael Watkins e outros.

Gustavo A. Biasotti Diretor

É diretor da CMI Interser. Advogado pela Universidade de Belgrano, Argentina, 1989. Formou-se em negociação nos EUA, no workshop organizado e dirigido pela CMIIG na Universidade de Harvard e depois completou o curso de formação de professores da CMI Interser (Montevidéu, Uruguai).

Desde de 2000, ministrou palestras, seminários, workshops e realizou trabalhos de consultoria em diversos países da América Latina, para empresas e organizações tais como: Arcos Dorados; Bacardi; Banco Santander; Bayer; Bristol Myers; British American Tobacco; Cargill; Claro; Coca-Cola; Danone; Dow; DirecTV; Emerson Process; Ford; HP; IBM; Kimberly Clark; L´Oreal; MARSH; McDonald’s; Movistar; Nestle; Nidera; Novartis; Pan American Energy; Philips; Prosegur; PSA Peugeot-Citroën; RICOH; Sanofi; SAP; SC Johnson; Syngenta; Telecom; Techint; Turner Broadcasting; Toyota; Unilever; VW; Willis; Xerox; entre outras.

Foi professor de Mecanismos de Negociação no Mestrado de Administração de Empresa do Instituto para Desenvolvimento Empresarial da Argentina (IDEA). Atua como professo nos mestrados da Universidade Anahuac (México) e na Escola de Negócios José Giai da Universidade Empresarial Siglo 21 (Córdoba, Argentina).

Faz parte do corpo de instrutores que são responsáveis pela organização e prestação do workshop em Negociação que a CMI Interser organiza na Universidade de Harvard (Cambridge, EUA).

Pablo Laurino Diretor

É Diretor e Sócio da CMI International Group. Contador Público graduado na Universidade da República Oriental do Uruguai. Realizou Pós-Graduação em Administração de Empresas (M.B.A.) na Universidade ORT, onde se desempenha até hoje como docente em nível de pós-graduação.

Recebeu sua formação em negociação no Treinamento para Consultores dirigidos pela CMI International Group no Uruguai e na Argentina. Aprimorou dito processo durante as atividades de capacitação ministradas nas instalações da Universidade de Harvard, Cambridge-MA. USA.Complementou sua especialização na matéria, bem como no que se refere à gestão de relações significativas através de atividades de aperfeiçoamento desenvolvidas em Londres, Inglaterra.

Desempenhou-se como consultor e instrutor em atividades vinculadas à negociação, gestão de relações significativas e resolução de conflitos para diversas companhias e organizações da América Latina como, por exemplo: Exxon Mobil, IBM, RCI, Hewlett Packard, Unilever, Renault, PSA Peugeot-Citroen, Repremar, Grupos Fucrea, ASSOBRAV, Agronegócios do Prata, Syngenta, Cargill, Telecom, Sanofi, Merial, Deloitte, Dow-Corning, Richco, Bayer, Merck, AIVA-Old Mutua, Procuradoria Geral do Estado de RGS e Grupo Moura entre outras.Domina o espanhol, o inglês e o português, desempenhando suas atividades em qualquer destes três idiomas.

Valeria Bogadjian Diretora

É psicóloga organizacional formada na Universidade Católica do Uruguai. Ela completou estudos de pós-graduação em recursos humanos e consultoria organizacional na mesma universidade. Especializou-se em Marketing na Universidade ORT do Uruguai; e é praticante em programação neurolinguística. Ela fez cursos de Gerenciamento de Projetos (IEEC-CMI Interser) e Análise Transacional (CIANCC). Recebeu formação em negociação nos Estados Unidos, Universidade de Harvard, em atividades organizadas pela CMI Interser. Ela completou a formação para professores CMI Interser nos escritórios da empresa em Cambridge, EUA.

Ela é diretora da CMI Interser e da unidade de negócios Humanware. Atualmente, ela é responsável pela área de capacitação e consultoria em projetos de mudança em TI; e formação de jovens negociadores.

Como uma consultora sênior internacional da CMI Interser tem ensinado em inúmeros workshops, cursos e conferências sobre questões relacionadas com a prevenção, gestão de conflitos, e negociação no âmbito de projetos de mudança tecnológica, para organizações reconhecidas em mais de doze países da América Latina. Uma das áreas que já desenvolveu mais experiência é a que diz respeito a investigações relacionadas com a gestão do fator humano no processo de implantação de sistemas de gestão integrada. Ele também tem se especializado na realização de oficinas destinadas a área de negócios e gestão de relacionamento: Conversas Difíceis, Apresentações Orais Eficazes e Mindful Cooking. Ela também desenvolveu o Programa de RSE, MAC: Gestão de Conflitos Assertiva, destinado a jovens negociadores.

Ela desenvolveu trabalhos de formação e consultoria para diversas organizações na América Latina e escolas entre os quais estão: Accenture, Antel, Banco de Seguros del Estado, Banco BAMER, Banco Delta, Banco Supervielle, BANTOTAL, BBVA, BROU, Caja Nuestra Gente, Cerro Vanguardia, Citibank, Citicorp, CUTI, DHL Worldwide Express, Diners Club, Financiera Confianza, Genexus Consulting, Ibersis Grupo Unión FENOSA, IBM, Lloyds Bank, PMI, Ron Santa Teresa e a Universidade Andrés Bello.